Perder dinheiro? Melhor congelar!

Para quem, como eu, não gosta de jogar alimentos fora a melhor opção é ter um freezer bem grande rsrsrsrs. Eu congelo muita coisa. Normalmente faço minhas receitas à noite ou no fim de semana e congelo algumas porções para o almoço da semana.

Estou agora aprendendo a congelar os vegetais. Percebi que eu estava perdendo muita coisa aqui em casa e começei a procurar as alternativas. Para congelar os vegetais eles precisam ser rapidamente cozidos (média de 4 minutos). Esta técnica é chamada de branqueamento. E se você pretende congelar os vegetais faça isso logo após a compra para evitar que percam ainda mais nutrientes.

Temos que prestar atenção no processo utilizado para congelar para preservar os nutrientes dos alimentos. E verificar também que alguns alimentos não podem ser congelados pois perdem características como sabor e textura (maionese, pudim, ovo cozido, batata).

O tempo que cada alimento pode permanecer congelado varia, mas eu tento manter uma média de 3 meses.

Os pratos prontos devem ser divididos em porções no tamanho em que serão usadas após o descongelamento. Eu mantenho em casa aquelas marmitinhas de alumínio em tamanho pequeno (porção para 1 pessoa) e anoto na tampa o prato que estou congelando e a data.

Hoje eu comprei algumas beterrabas e eu não sou muito fã de beterraba cozida, então comprei para colocar em alguns sucos. Lavei as beterrabas e extraí o suco na centrífuga. Coloquei na forma de gelo. Após os cubos congelarem, transfiro para um saquinho plástico. Depois é fácil de misturar com algumas frutas também congeladas e bater no liquidificador.

Sugestão de suco: beterraba, abacaxi e mirtilo ou blueberries.

Beterraba 1 Beterraba 2 Beterraba 3

Deixe um comentário

