Congelar pão de queijo assado

Como boa mineira, amoooo pão de queijo. Muita gente compra o pão de queijo congelado no supermercado e deixa em casa para quando precisar. Hoje em dia vejo que quase ninguém faz pão de queijo em casa. Mas gente, é muito fácil!

pão de queijo congelado

Confesso que este pão de queijo da foto foi feito pela minha mãe. Ela faz uma quantidade grande, congela e depois separa em saquinhos e distribui para os filhos (mãe, você vai pro céu!). Mas para quem não tem esta mãe não fique triste. Faça o seu pão de queijo (existem várias receitas boas na internet) e congele. Quando eu fizer a minha massa em casa coloco a receita também.

Mas a dica de hoje não é fazer a massa e congelar o pão de queijo. A dica é que podemos assar o pão de queijo e depois congelar!!! (Freezer, te amo!).

Um dia fui na casa da minha tia comemorar o aniversário dela. E no meio de tanto patê, torradinhas, tortas de frango e pão de queijo eu estava conversando com ela e elogiando o fato dela ter organizado tudo, TUDO, sozinha. Ai ela me disse que muita coisa já estava pronta e congelada. Inclusive o pão de queijo ela assou no dia anterior e congelou.

Como assim? Congelou assado?

Gente, não dava para perceber. Juro! Ela me mostrou no freezer o pão de queijo assado, guardadinho em saquinhos. E ela tirava do freezer, colocava no tabuleiro, alguns minutos de forno e lá estava o pão de queijo quentinho novamente. Gostoso, como se fosse assado naquela hora.

Eu já testei em casa e fui super feliz no teste. Assei o pão de queijo para o café da manhã e fiz uma quantidade maior porque mais tarde minha mãe e irmã iam chegar lá em casa e a hora do café da tarde é sagrada. Tarda mas não falha!

Quando elas chegaram coloquei o pão de queijo (assado e congelado) no forno e em poucos minutos ele já estava descongelado e pronto para comer. Sucesso!

P1060873 Pão de queijo

As duas fotos são do pão de queijo que fiz à tarde, ou seja, foi assado, congelado e depois descongelou no forno.

Uma dica: para congelar o pão de queijo pronto não deixe ele “secando” no forno. Asse normalmente, tire do forno, espere esfriar um pouco e coloque nos saquinhos para congelar. Se ele ficar tempo demais no forno vai ficar duro. E quando você descongelar ele vai continuar duro. Não é mágica também né!

Na minha pesquisa para fazer este post descobri que a marca Forno de Minas já possui um pão de queijo vendido assado e congelado. Na embalagem avisa que o tempo de preparo é de 5 minutos.

12 comentários

  1. Se vc para pra analisar, é redudante esse processo.
    1 vc vai gostar duas vezes seu gás
    2 pão de queijo não demora tanto pra assar
    3 vai ter dois trabalho
    4 qual a vantagem nisso, se vc vai ter que usar o forno novamente.

    Curtir

    1. Oi Mauro!
      Obrigada pelo comentário.
      Para esclarecer melhor….não cabe a mim analisar se será uma vantagem ou não guardar o pão de queijo já assado em casa. E concordo que ele iria ao forno 2 vezes, tornando o processo redundante como você citou.
      Aqui no post coloquei apenas a ideia… a experiência.
      Por exemplo, na comemoração que eu fui, o processo de ter assado o pão de queijo no dia anterior (em torno de 30 a 40 min de forno) e no dia seguinte apenas descongelar (em torno de 5 min de forno) agilizou a troca dos quitutes na mesa… já que estávamos em uma comemoração em casa, com apenas 1 forno para atender.

      Curtir

      1. Vim parar nesse site pois assei pães de queijo aqui e como moro sozinha queria uma forma de guarda los sem ficarem murchos ou ruins pois tendo sobrado esses eu dificilmente conseguiria comer sozinha, é uma boa maneira pra evita los murchos, obrigada

        Curtir

  2. Eu costumava congelar tudo antes de assar e minha mãe sem paciência pra assar alguns pãezinhos para comer no dia resolvia assar um quilo de pãozinho de uma vez, daí era um “se vira aí filha pra comer tudo antes de estragar” haha. Depois de cometer a heresia de enjoar de comer de uma só vez tanto pão de queijo ao longo dos anos, decidi assar primeiro e congelar para ela só esquentar o que vai ser comido no café do dia e foi aí que encontrei o teu post.
    Agora só preciso descobrir o tempo ideal pra não ressecar os pães já que faço a massa firme daquelas que não precisa de forminhas.
    Muito obrigada, ajudou bastante! ^^

    Curtir

    1. Oi Laís! Eu não sou uma expert no assunto… apenas uma curiosa mesmo…. não sei te falar o tempo para congelamento, mas pesquisarei e tento informar depois.
      Normalmente eu faço já para uma data programada… alguma recepção já agendada. Até porque, é algo que ocupa muito espaço no freezer. Abraços!

      Curtir

Deixe um comentário

